O QUE É REDENÇÃO?
É o ato de redimir, ou seja, uma ajuda ou recurso capaz de livrar ou salvar alguém de situação aflitiva.
O QUE É A REDENÇÃO DE DEUS?
A redenção é um projeto do amor de Deus.
João 3.16 diz: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira...", portanto, a redenção tem a sua origem no grande amor de Deus (I João 3.1).
Sabemos que "Deus é amor", amor que na redenção se evidencia na:
1. Encarnação
O amor de Deus se manifesta no mistério da Encarnação. O Deus Todo-Poderoso desce da sua glória, nasce de uma mulher, se desenvolve normalmente como todo ser humano e morre. Será que Jesus foi realmente homem? Ou era mais Deus do que homem? Ou mais homem do que Deus? Em hebreus 2.16 lemos que Jesus "não se fez anjo, mas homem, um autêntico descendente de Abraão". Da mesma maneira que a Bíblia fala da humanidade de Jesus, também fala da sua divindade (joão 1.1). "Quem vê a mim vê o Pai", dizia Ele.
2. Crucificação
O amor de Deus, como um projeto da redenção, se concretiza de forma efetiva quando o Deus-homem morre na cruz. A cruz traz o homem para Deus, levando Deus ao homem (Hebreus 10.19,20). A crucificação apresenta o clímax do maravilhoso amor de Deus. Amor ao homem perdido, amor à própria natureza, que também foi afetada pelo pecado e precisa da ação do Deus-Redentor.
3. Ressurreição
A obra do grande amor do Deus-Redentor se completa com a ressurreição de Jesus Cristo. Qual o papel da ressurreição na obra da redenção? Será que só a crucificação já não é suficiente para redimir o homem em pecado? Paulo diz: "Se Cristo não ressuscitou é vã a vossa fé e ainda permaneceis nos vossos pecados". (I Cor. 15.17) Quando Jesus ressuscita, o projeto do amor de Deus se concretiza para a redenção completa e definitiva da natureza e do homem. Toda a criação parece que respirou aliviada naquela manhã de domingo quando Jesus ressuscitou.











0 comentários:

Postar um comentário